Psicologia Organizacional

Atendimento Psicológico nas Empresas – Qualidade Permanente

O atendimento psicológico nas Empresas tem como proposta, oferecer aos profissionais, apoio psicológico como um recurso de poder administrar da melhor forma os seus problemas pessoais.

Alguns benefícios:
• Otimização do tempo do profissional na empresa
• Valorização do profissional como uma pessoa integrada na sociedade e na empresa
• Investimento para melhorar a qualidade de vida dos profissionais
• Contribuição para a retenção dos profissionais na empresa
• Ambiente organizacional mais favorável para o desenvolvimento das atividades.

O funcionário é considerado hoje um dos bens mais preciosos de qualquer empresa. Construção civil, produção de mercadorias, prestação de serviços, suporte técnico, atendimento ao cliente, controle de qualidade, educação e outros… Para aumentar a competitividade, um dos itens requeridos são os estabelecimentos de processos eficazes, com resultados economicamente viáveis. Isso só passa a ser possível, porque a base da sua estrutura organizacional está o trabalho de homens e mulheres a quem chamamos também de colaboradores. Mesmo quando intervêm as máquinas, ainda são eles que as supervisionam e as mantém funcionando perfeitamente. Não por acaso, o conjunto de funcionários de uma empresa passaram a ser chamados honrosamente de “capital intelectual”.

Vivemos a realidade de um mercado cada vez mais estreito. Atualmente quase todas as organizações já resolveram as grandes questões que afligiam o mundo empresarial até dez ou quinze anos atrás e agora se encontram em busca do “detalhe” que as diferencie das demais. Neste contexto, uma gestão de recursos humanos cuidadosa pode ser um destes diferenciais entre uma empresa bem sucedida e outra incapaz de competir.
É fato amplamente comprovado pela literatura especializada que o bem estar psíquico do funcionário na empresa é fator determinante de seu desempenho. Segundo Chiavenato, (1981, pg 97) “O ajustamento não se refere somente à satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança, mas também à satisfação das necessidades de pertencer a um grupo social de estima, e de auto-realização. Deixar de suprir essas necessidades pode ocasionar erros irreparáveis, que causam muitos dos problemas aos profissionais e a empresa, onde estão inseridos. Como a satisfação dessas necessidades superiores depende muito de outras pessoas, particularmente daquelas que estão em posições de autoridade, torna-se importante para a administração compreender a natureza do ajustamento e do desajustamento”. Ainda segundo Chiavenato “Um bom ajustamento denota Saúde Mental”.
Conflitos dentro da empresa sobre o que fazer, falta de confiança no próprio desempenho, exaustão física e emocional, juntamente com os problemas pessoais dos mais variados tipos são fatores que interferem de maneira decisiva no desempenho de todos os escalões de funcionários nas empresas.
Sem dúvida, o “capital intelectual” é nos dias de hoje um dos investimentos mais certos e de maior benefício para empresas de qualquer ramo de atuação.

Levando em consideração que o ser humano é uma pessoa que está inserida num contexto onde se relaciona com pessoas diferentes e em ambientes diferentes. Nesses ambientes em alguns momentos poderá encontrar algum tipo de hostilidade, em maior ou menor intensidade, dependendo das condições nas quais as pessoas se encontram, sejam elas sociais, econômicas, políticas e ainda devemos considerar a ética que determina as atitudes e comportamentos, determinando assim os valores morais a serem considerados para se obter os resultados esperados por todos.
É sabido que nas empresas algumas pessoas estão passando por problemas particulares e contam hoje com poucos recursos ou quase nenhuns, para chegarem a decisões favoráveis. Com isso corre o risco de permanecerem com a situação problemática e conseqüentemente envolverem-se em outras mais complexas, devido à alta vulnerabilidade e debilidade psicológica.
O atendimento psicológico consistirá em manter um foco de atuação na situação particular de cada um. Deverá ser através de relatos da própria pessoa, entender todos os detalhes da situação problemática em questão. Entender também, todas as variáveis que fazem parte do problema, seja elas atuantes no presente ou que tenham atuado no passado.
O atendimento psicológico poderá utilizar-se de recursos técnicos que ajudarão ao profissional, dentre algumas alternativas, decidir por uma solução ao seu problema.
Os recursos técnicos poderão ser:
• Entrevistas individuais como a principal técnica;
• Análise grafológica;
• Dinâmica de grupo;
• Reflexão individual ou em grupos, com o apoio de recursos facilitadores a obter um resultado favorável;
• Trabalhos práticos com atividades artesanais. Como por exemplo, “Oficina do Bate-papo”.

A estratégia de trabalho será de acordo com a demanda e a disponibilidade da empresa. Serão estabelecidos os dias e horários em que as atividades funcionarão.

Em colaboração com seus responsáveis, desenvolveremos formas de divulgar internamente a implantação do serviço, esclarecendo a seus futuros usuários suas características e objetivos. As atividades de atendimento psicológico destinam-se a todos os níveis hierárquicos da empresa.
Nos períodos determinados para o atendimento Psicológico, o Profissional de atendimento ficará à disposição dos funcionários que desejarem o atendimento, de acordo com programação realizada com os responsáveis.
Para realizar o trabalho não haverá a necessidade de quaisquer instalações físicas especiais, apenas de um espaço no qual possa garantir privacidade e sigilo sobre o que for conversado.

Psicologia Organizacional

Cursos / Treinamentos

 Atendimento ao Cliente

Objetivo:

Fornecer Condições para Avaliação do Desempenho em relação às Técnicas e Estratégias de Atendimento, buscando a Excelência no Atendimento aos Clientes.

Conteúdo programático:

  • Fidelização
  • Histórico
  • Produto
  • Clientes internos, externos e seus perfis de comportamento
  • Comunicação verbal; vocabulário e palavras proibidas
  • Comunicação não verbal
  • Vestimenta, asseio pessoal,  postura física
  • Script de atendimento, cuidados para a preparação, aspectos físicos e psicológicos
  • Atendimento telefônico
  • Qualidade de vida.

Carga horária: 6 horas

Técnicas de Comunicação Verbal

 Objetivo:

Comunicar-se de forma clara e agradável. Desenvolver autoconfiança e enriquecer vocabulário.  Aprimoramento de postura, gestos, voz e dicção. Dominar a timidez. Falar de improviso.

Conteúdo programático:

  • O Processo de Comunicação, os seus integrantes e as variáveis favoráveis e desfavoráveis ao resultado;
  • Vocabulário como base para a comunicação;
  • Leituras teatralizadas;
  • A timidez pode facilmente ser administrada – Como combatê-la, antes de ser  combatido;
  • Como vencer o “monstro” medo, que ronda, principalmente os minutos iniciais de uma apresentação em público;
  • Como cuidar do aparelho fonador. Ganhar o embelezamento da voz e dar vida aos textos inanimados;
  • Coerência entre o conteúdo das palavras proferidas com a sua expressão corporal;
  • Postura física no palco do sucesso;
  • Técnicas para atrair a atenção do público;
  • Competências para a comunicação;
  • Técnicas para a preparação de uma apresentação em público;
  • O “branco” nas apresentações, existe?
  • Detalhes importantes da apresentação: vestimentas, assessórios; paredes de fundo, microfones…
  • A Comunicação sem a voz;
  • Técnicas de Memorização;
  • O uso do improviso como diferencial para conseguir os primeiros lugares;
  • Exercícios práticos, vivenciais, com a aplicação das técnicas e  principalmente da Arte Cênica.

 Carga horária: 16 horas

Liderança

Objetivo:

Transmitir conceitos de liderança. Flexibilidade de atitude do Líder de acordo com o nível de maturidade dos liderados. Motivar os liderados de acordo com as suas características. Implantação do processo administrativo como apoio e base para liderar.

Conteúdo programático:

  • Introdução
  • Maturidade dos Liderados
  • Conceito básico de Liderança Situacional
  • Estilo e a maturidade dos Liderados
  • Motivação
  • Poder
  • Recrutamento e Seleção
  • Perfil Básico do profissional
  • Fluxograma de Recrutamento e Seleção de Pessoal
  • Requisição de Funcionário
  • Cronograma do processo seletivo
  • Como fazer a entrevista de seleção
  • Como conduzir a entrevista de seleção;
  • Formulário Descrição de Cargo
  • Questionário sobre Organização
  • Questionário O Bom Estudante
  • Questionário como está a sua saúde
  • Avaliação do período de experiência
  • Acompanhamento do capital  intelectual
  • Conclusões

Carga horária: 12 horas

Qualidade e Produtividade

Incentivar e apoiar programas voltados a melhoria de serviços.

Estimular a capacitação dos profissionais, com objetivo de aumentar a  competitividade.
Conteúdo programático:

  • O que é qualidade?
  • O conceito de qualidade
  • As vantagens da qualidade e produtividade
  • Conceito de produtividade
  • Regras padrões e procedimentos
  • Competitividade
  • Ouvindo e falando com o cliente
  • Atendimento ao cliente
  • O efeito corrente
  • A melhoria contínua
  • Criatividade
  • Técnica dos 6 S`s
  • Combate ao desperdício
  • Fluxograma
  • Controle dos indicadores
  • Gráficos
  • Diagrama dos 4 M´s (causa e efeito)
  • Problemas e  Soluções
  • Ações de solução
  • Informações importantes

Carga horária: 8 horas

Administração do Tempo

 Objetivo:

Desenvolver uma abordagem de administração do tempo buscando auxiliar a determinação de um rumo o encaminhamento da vida profissional e pessoal.

Conteúdo programático:

  • Tempo é vida
  • Administrando o tempo
  • O que é possível fazer para melhorar o uso do tempo
  • Princípios básicos da administração do tempo
  • Princípio do objetivo
  • Princípio da concentração
  • Princípio da proteção do tempo
  • Princípio do controle
  • Como eliminar o tempo sem proveito
  • Decálogo da arte da administração de tempo
  • Planejamento sistemático do tempo
  • Organização pessoal começa com mesa limpa
  • Delegação

Carga horária: 8 horas.

Atividades de Apoio às Áreas de Medicina e Segurança do Trabalho

SUPORTE PSICOLÓGICO COM FOCO À REINTEGRAÇÃO

O atendimento consistirá em dar suporte ao funcionário que foi afastado de suas atividades profissionais em função de recomendações médicas, seja por acidente, estresse ou algo similar.

Além disso, será concedido apoio ao gestor para que acolha o funcionário dentro de clima bem favorável.

Objetivos:

  • Dar suporte aos funcionários acidentados ou afastados durante a sua reintegração para que, de forma rápida e saudável, reassumam efetivamente suas funções;
  • Oferecer aos profissionais apoio psicológico como um recurso para administrar, da melhor forma possível, questões pessoais ou profissionais que possam impactar na sua produtividade, integridade e segurança;
  • Contribuir para que o funcionário mantenha preservada sua saúde psicológica e, consequentemente, haja redução dos riscos de acidentes do trabalho.

Sistemática de trabalho:

• entrevistas individuais
• ferramentas para melhor conhecer as características de personalidade
• dinâmica de grupo
• reflexão individual ou em grupos, com o apoio de técnicas da metodologia de psicoterapia
• trabalhos práticos, com atividades focadas nas necessidades do grupo. Como por exemplo, “Oficina do Bate-papo”
• reuniões com as lideranças.

Consultoria com Prestação de Serviços para área de Recursos Humanos

Implantação e manutenção de atividades de RH

Objetivo

  • assegurar que as práticas das execuções das tarefas das principais áreas da empresa, adquiram fluidez nos seus trâmites;
  • uma melhora na performance dos profissionais quanto ao relacionamento interpessoal, no que diz respeito ao ambiente corporativo, principalmente no atendimento ao cliente interno;
  • resultados que contribuam para aumentar o lucro da organização;
  • aumentar a satisfação dos profissionais inseridos no contexto organizacional;
  • contribuição para minimizar os riscos de autuações trabalhistas;
  • contribuir de forma preventiva com a diminuição de causas problemáticas originadas das atitudes e comportamentos inadequados dos profissionais da organização.
  • Implantação de práticas que venham contribuir para atrair e manter o capital intelectual da organização;
  • aperfeiçoar o processo de comunicação, com o objetivo de proporcionar diminuição dos ruídos entre o emissor e o receptor, contribuindo para garantir a transmissão da mensagem e consequentemente obter um resultado favorável e com conforto a todos os envolvidos.
  • promoverá o aumento da capacidade dos profissionais da Organização em sintonia com as competências básicas do ambiente profissional e de negócios, estrutura contextual e cidadania corporativa.
  • contribuirá para um desenvolvimento individual, cuja finalidade será a conquista no âmbito coletivo, influenciando todos a conhecerem e praticarem uma cultura organizacional coesa e direcionada aos objetivos traçados pelos Líderes da Organização.

Sistemática de trabalho:

Cursos, treinamentos, palestras, reuniões de trabalho, instruções escritas e verbais diretamente aos funcionários ou através dos líderes responsáveis pelos departamentos que formam a empresa. Implantação de organização, sistemas e métodos com orientações específicas de uso de formulário e relatórios para o registro das informações resultantes de processo formal e alinhado com o objetivo comum da empresa.

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