Psicologia organizacional

Cursos / Treinamentos

 

 

Atendimento ao Cliente

 

Objetivo:

Fornecer Condições para Avaliação do Desempenho em relação às Técnicas e Estratégias de Atendimento, buscando a Excelência no Atendimento aos Clientes.

 

Conteúdo programático:

  • Fidelização
  • Histórico
  • Produto
  • Clientes internos, externos e seus perfis de comportamento
  • Comunicação verbal; vocabulário e palavras proibidas
  • Comunicação não verbal
  • Vestimenta, asseio pessoal,  postura física
  • Script de atendimento, cuidados para a preparação, aspectos físicos e psicológicos
  • Atendimento telefônico
  • Qualidade de vida.

Carga horária: 6 horas

 

 

Técnicas de Comunicação Verbal

 

Objetivo:

Comunicar-se de forma clara e agradável. Desenvolver autoconfiança e enriquecer vocabulário.  Aprimoramento de postura, gestos, voz e dicção. Dominar a timidez. Falar de improviso.

 

Conteúdo programático:

  • O Processo de Comunicação, os seus integrantes e as variáveis favoráveis e desfavoráveis ao resultado;
  • Vocabulário como base para a comunicação;
  • Leituras teatralizadas;
  • A timidez pode facilmente ser administrada – Como combatê-la, antes de ser  combatido;
  • Como vencer o “monstro” medo, que ronda, principalmente os minutos iniciais de uma apresentação em público;
  • Como cuidar do aparelho fonador. Ganhar o embelezamento da voz e dar vida aos textos inanimados;
  • Coerência entre o conteúdo das palavras proferidas com a sua expressão corporal;
  • Postura física no palco do sucesso;
  • Técnicas para atrair a atenção do público;
  • Competências para a comunicação;
  • Técnicas para a preparação de uma apresentação em público;
  • O “branco” nas apresentações, existe?
  • Detalhes importantes da apresentação: vestimentas, assessórios; paredes de fundo, microfones…
  • A Comunicação sem a voz;
  • Técnicas de Memorização;
  • O uso do improviso como diferencial para conseguir os primeiros lugares;
  • Exercícios práticos, vivenciais, com a aplicação das técnicas e  principalmente da Arte Cênica.

 

Carga horária: 16 horas

 

 

 

Liderança

 

Objetivo:

Transmitir conceitos de liderança. Flexibilidade de atitude do Líder de acordo com o nível de maturidade dos liderados. Motivar os liderados de acordo com as suas características. Implantação do processo administrativo como apoio e base para liderar.

 

Conteúdo programático:

  • Introdução
  • Maturidade dos Liderados
  • Conceito básico de Liderança Situacional
  • Estilo e a maturidade dos Liderados
  • Motivação
  • Poder
  • Recrutamento e Seleção
  • Perfil Básico do profissional
  • Fluxograma de Recrutamento e Seleção de Pessoal
  • Requisição de Funcionário
  • Cronograma do processo seletivo
  • Como fazer a entrevista de seleção
  • Como conduzir a entrevista de seleção;
  • Formulário Descrição de Cargo
  • Questionário sobre Organização
  • Questionário O Bom Estudante
  • Questionário como está a sua saúde
  • Avaliação do período de experiência
  • Acompanhamento do capital  intelectual
  • Conclusões

 

Carga horária: 12 horas

 

 

Qualidade e Produtividade

 

Objetivo:

Incentivar e apoiar programas voltados a melhoria de serviços.

Estimular a capacitação dos profissionais, com objetivo de aumentar a  competitividade.
Conteúdo programático:

  • O que é qualidade?
  • O conceito de qualidade
  • As vantagens da qualidade e produtividade
  • Conceito de produtividade
  • Regras padrões e procedimentos
  • Competitividade
  • Ouvindo e falando com o cliente
  • Atendimento ao cliente
  • O efeito corrente
  • A melhoria contínua
  • Criatividade
  • Técnica dos 6 S`s
  • Combate ao desperdício
  • Fluxograma
  • Controle dos indicadores
  • Gráficos
  • Diagrama dos 4 M´s (causa e efeito)
  • Problemas e  Soluções
  • Ações de solução
  • Informações importantes

 

Carga horária: 8 horas

 

 

Administração do Tempo

 

Objetivo:

Desenvolver uma abordagem de administração do tempo buscando auxiliar a determinação de um rumo o encaminhamento da vida profissional e pessoal.

 

Conteúdo programático:

  • Tempo é vida
  • Administrando o tempo
  • O que é possível fazer para melhorar o uso do tempo
  • Princípios básicos da administração do tempo
  • Princípio do objetivo
  • Princípio da concentração
  • Princípio da proteção do tempo
  • Princípio do controle
  • Como eliminar o tempo sem proveito
  • Decálogo da arte da administração de tempo
  • Planejamento sistemático do tempo
  • Organização pessoal começa com mesa limpa
  • Delegação

Carga horária: 8 horas.

 

 

Atividades de Apoio às Áreas de Medicina e Segurança do Trabalho

 

 

SUPORTE PSICOLÓGICO COM FOCO À REINTEGRAÇÃO

 

 

O atendimento consistirá em dar suporte ao funcionário que foi afastado de suas atividades profissionais em função de recomendações médicas, seja por acidente, estresse ou algo similar.

Além disso, será concedido apoio ao gestor para que acolha o funcionário dentro de clima bem favorável.

 

Objetivos:

  • Dar suporte aos funcionários acidentados ou afastados durante a sua reintegração para que, de forma rápida e saudável, reassumam efetivamente suas funções;
  • Oferecer aos profissionais apoio psicológico como um recurso para administrar, da melhor forma possível, questões pessoais ou profissionais que possam impactar na sua produtividade, integridade e segurança;

 

  • Contribuir para que o funcionário mantenha preservada sua saúde psicológica e, consequentemente, haja redução dos riscos de acidentes do trabalho.

 

Sistemática de trabalho:

• entrevistas individuais
• ferramentas para melhor conhecer as características de personalidade
• dinâmica de grupo
• reflexão individual ou em grupos, com o apoio de técnicas da metodologia de psicoterapia

• trabalhos práticos, com atividades focadas nas necessidades do grupo. Como por exemplo, “Oficina do Bate-papo”

• reuniões com as lideranças.

 

 

 

Consultoria com Prestação de Serviços para área de Recursos Humanos

 

Implantação e manutenção de atividades de RH

Objetivo

  • assegurar que as práticas das execuções das tarefas das principais áreas da empresa, adquiram fluidez nos seus trâmites;
  • uma melhora na performance dos profissionais quanto ao relacionamento interpessoal, no que diz respeito ao ambiente corporativo, principalmente no atendimento ao cliente interno;
  • resultados que contribuam para aumentar o lucro da organização;
  • aumentar a satisfação dos profissionais inseridos no contexto organizacional;
  • contribuição para minimizar os riscos de autuações trabalhistas;
  • contribuir de forma preventiva com a diminuição de causas problemáticas originadas das atitudes e comportamentos inadequados dos profissionais da organização.
  • Implantação de práticas que venham contribuir para atrair e manter o capital intelectual da organização;
  • aperfeiçoar o processo de comunicação, com o objetivo de proporcionar diminuição dos ruídos entre o emissor e o receptor, contribuindo para garantir a transmissão da mensagem e consequentemente obter um resultado favorável e com conforto a todos os envolvidos.
  • promoverá o aumento da capacidade dos profissionais da Organização em sintonia com as competências básicas do ambiente profissional e de negócios, estrutura contextual e cidadania corporativa.
  • contribuirá para um desenvolvimento individual, cuja finalidade será a conquista no âmbito coletivo, influenciando todos a conhecerem e praticarem uma cultura organizacional coesa e direcionada aos objetivos traçados pelos Líderes da Organização.

Sistemática de trabalho:

Cursos, treinamentos, palestras, reuniões de trabalho, instruções escritas e verbais diretamente aos funcionários ou através dos líderes responsáveis pelos departamentos que formam a empresa. Implantação de organização, sistemas e métodos com orientações específicas de uso de formulário e relatórios para o registro das informações resultantes de processo formal e alinhado com o objetivo comum da empresa.

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